} }

O Saci Pererê no dia das bruxas !


O Dia das Bruxas ( 31 de Outubro de todo ano ) é uma celebração tradicionalmente americana, trazida pelos irlandêses de cultura celta. As primeiras comemorações não tinham nada a ver com bruxaria ou terror nem mesmo tinham aboboras ou cocas, como são chamadas em Portugal. As primeiras festas que derão origem ao Hallowen, Dia das Bruxas, forão as do festival de Samhain que se celebravam entre os dias 30 e 2 de Novembro, era comemoração de passagem de ano em seu calendário e que se acreditava que os mortos voltavam para visitar seus familiares, o que fazia do Festival de Samhain momento “feliz” e nada penoso.

     Não é por acaso que dia 2 de Novembro, festa cristã, é dia de “Todos os Santos” ou dia dos mortos o que seja. A igreja Católica para não perder protagosnismo e para não dizer que aceitava a festa da religião Celta ( para eles festa pagã), inventou que dia 2 então seria a comemoração principal. Ou seja, dia 2 de Novembro hoje em dia é o que se comemora o que realmente era o Hallowen que vem de : Olá noite.
Hoje, o Hallowen é data para se comemorar dia de terror de bruxas, dia de disfarses, dia de chocolates, dia de goloseimas, dia que os vampiros e outras raças de jogos RPG ou até grupos que adoram isso na vida real e usam essa data para festejar, dançar e aprontar algumas…

  Afinal o que acontece sobre as datas de comemoração no Brasil e no mundo, é que temos necessidade de fazer festa e consumir com temas que para nos é interessante, como alusão ao medo, terror, morte, bruxaria, papai noel ou personagens infantis que dão presente “supostamente” de graça, dia do amor, namorados , enfim dia de pretexto para sexo… em resume todas as datas é para gastar.

Onde entra o Saci Pererê ?

Como sempre, o brasileiro adora uma coisa vinda dos “gringos” e invés de usar de toda sua criatividade e esperteza, o brasileiro também comemora o Hallowen, ou Dia da Bruxas e fazem da maneira mais parecida aos americanos e seus filmes. Pois que alguém tarde demais em 2003, querendo resgatar nossa cultura e folclore, fez do dia 31 de Outubro o dia do Saci Pererê.

Pois é galera segundo a lei federal (nº 2.762, de 2003, aprovada em 2005) era para estarmos festejando o dia do SACI como bom brasileiro e para a cultura de Portugal é conhecido como “ Trasgo “ ou pelo menos são parentes próximos, a questão é que esse moleque está em todo canto do mundo com nomes diferentes mas lá está ele, no Brasil também como guardião das ervas medicinais das florestas brasileiras.
“O Saci é um negro jovem de uma só perna, portador de uma carapuça sobre a cabeça que lhe confere poderes mágicos. Sobre este último caractere é de notar-se que já na mitologia romana registrava Petrônio, no Satiricon, que o píleo  ( gorro vermelho )conferia poderes ao íncubo e com recompensas a quem o capturasse.
Considerado uma figura brincalhona, que se diverte com os animais e pessoas, fazendo pequenas travessuras que criam dificuldades domésticas, ou assustando viajantes noturnos com seus assobios - bastante agudos e impossíveis de serem localizados. Assim é que faz tranças nos cabelos dos animais, depois de deixá-los cansados com correrias; faz as cozinheiras queimarem as comidas; ou aos viajores se perderem nas estradas.
O mito existe pelo menos desde o fim do século XVIII ou começo do XIX.(Wikipédia)
Pra não dizer que a Toxx News é só Freeebies e papo furado, noix também somos cultura.
Toxx News homenagea o Saci Pererê nessa abordagem e na lembrança que desde 2005 é seu dia, o que não distância tanto assim do Hallowen pois nosso negrinho é também uma figura muito mística e com super poderes.
“ Míiiiiiiiiiiiiiiiiiiiisssssssssstico” como dizia nosso querido Zé Graça dos vídeos do Youtube

Texto | MiBlogger
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

O que você pensa sobre isso? Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões.