} }

Moda Second Life part.I

( Modelos convidados: Thi Shippe e Rachell Mcdonell )

Profissões na Moda Second Life

Moda...
É o que vestimos?
Moda é tendência, é o popular do momento. Roupa, decoração, estilo de vida, a adesão ou não a essas tendências também é moda!
Esse é o maior mercado comercial que existe no Second Life.
Você sabe quem está por trás da MODA até aquela roupinha estar em seu inventário?

Designers, Mídia Managers, Stylists, Fashionistas, Fotógrafos, Modelos, Promoters, Bloggers e você consumidor. Existem outros cargos, porém, os citados são os mais importantes que há.

No sábado dia 12 de Dezembro de 2015, participei como convidada da Katien09 Erin para Workshop: Gerenciamento de blogs - Encontro II | Moda & Publicidade, para falar sobre as terminologias das principais profissões de moda dentro do Second Life, que muitas vezes é diferente da terminologia na vida real. Abaixo para você as principais profissões e seus significados.
Quer sair como modelo na foto da próxima postagem? Serão de ambos os sexos! Mande sua foto com um look de inverno clicando aqui. O concurso é de melhor look não importa a qualidade da foto. Os ganhadores farão a foto da postagem em estúdio.
| Designers: Criadores de produto, lojistas, e revendedores. Existem criadores que trabalham apenas parte do produto e outros que trabalham desde zero, por exemplo: uma pessoa cria a ideia da peça de roupa, outra faz ela em mesh, outra pessoa que trabalha textura e uma outra trabalha o sistema de HUD. Outro exemplo são criadores que criam a peça, a fazem em mesh, fazem sua textura, a HUD e todo necessário até o produto final. Todos são designs, cada um em uma area diferente.

| Promoters: É uma das profissões mais antigas do Second Life, assim como a de "dançarina" (risos) Seu trabalho consiste em promover, enviar mensagens, chat em grupo, imagens para pessoas de suas listas de contato ou outros, informando sobre aquele produto, item ou evento. Muito conhecidos como "Spamers" (quem manda muito SPAM), desde que pessoas que não sabem bem exercer essa função apareceram, os bons pagaram pelos ruins e essa profissão está em baixa na plataforma. Além disso, outros profissionais vem cumprindo com tarefas que fazem desnecessária a contratação de um promoter. Hoje em dia você ainda encontra promoters anunciando festas.

| Mídia Managers: Responsáveis de administrar a publicidade e propaganda de uma empresa, Fazem chegar até consumidores e pessoas que ainda não conhecem uma loja ou produto, a informação dos novos lançamentos ou promoções. Um novo nicho criado e ligado a esse, é o de Bloggers Manager. Esse profissional administra a lista de blogueiros que irão receber os produtos e também e fiscalizar se as regras do grupo estão sendo cumpridas por eles.

| Stylists, Fashionistas: São pessoas experientes em combinar itens em seu avatar criando um "LOOK" onde destaca a beleza de cada peça usada e chama a atenção por onde passa por seu estilo e bom gosto. O fashionista normalmente transmite uma imagem muito confortável a nossa visão e um desejo de obter algum de seus itens usados, no entanto alguns grandes fashionistas também chamam a atenção por serem estranhos ou exóticos, confundindo entre o bonito, feio ou exagerado.Os melhores fashionistas são contratados por pessoas ou empresas para ajudar a criar looks, ensinar a criar seu próprio estilo e apresentar as melhores lojas e para criar looks para desfiles, entre outros.

| Modelos: Modelo é um veículo de propaganda ambulante. 
Pôr o avatar pra caminhar em uma linha reta, em zig-zag ou em circulo pode parecer muito fácil, mas não é! Além de aprender a caminhar em diversos formatos de passarelas e mostrar da maneira mais bonita possível o look da marca, o modelo aprende sobre estilismo (stylist), sobre publicidade de sua imagem e do que usa e muito mais. Um modelo completo sabe usar as ferramentas certas para dar movimento ideal para o que esta vestindo, seja em um show, desfile ou no seu dia-a-dia, sabe promover sua imagem e produtos que utiliza, sabe fazer snapshots simples ou com melhorias, tem o perfil organizado e um portfólio. Sua profissão engloba muitos conhecimentos e inclusive influencia sua forma de ser.
De todas as profissões, nessa você precisa ter um curso e diploma para exercer-la.
Qualquer dúvida, ideias a acrescentar escreva abaixo em comentários com sua conta do facebook ou do google. Você é um desses profissionais? Divulgue seu web link nos comentário junto com um breve comentário sobre sua marca ou empresa.
| Fotógrafos: Pessoas que fazem "snapshots*" do Second Life. 
Os fotógrafos em geral, tentam aplicar melhorias usando ferramentas internas do visualizador ou externas (GIMP, Photoshop, Photofilter e outros). Essas melhorias é o que fazem dos fotógrafos uns mais populares que os outros. Nessa profissão, a pessoa pode cobrar por seu trabalho em fotos individuais, casal, grupos, eventos ou para lojistas. Além disso o fotógrafo pode compartilhar suas fotos em um blog ou rede social para promover seu trabalho. Visto que as boas imagens chamam a atenção para itens usados nela, designers começaram a enviar seus itens como permuta, em troca os fotógrafos começaram também a dar créditos a seus parceiros colocando suas marcas nas descrições de suas fotos.
*(imagens instantâneas de um software) 

| Bloggers: Assim como na vida real, no SL, o blogger é qualquer pessoa que compartilha na web de forma periódica em estilo diário um determinado material de comunicação. Esse material podem ser imagens, textos, monólogos, vídeos e muito mais. Não há um formato além dessa descrição que distinga o que é ou não um blogger ou blogueiro(a). O papel do blogger na moda do Second Life é muito importante e atingiu o seu auge no ano de 2015. Muitos outros profissionais foram substituídos pelos bloggers. O motivo desse resultado é que o blogger é o profissional mais barato que um designer pode contratar. Quando antes um lojista precisava por exemplo, pagar a um profissional por divulgar sua marca em shows, desfiles ou em publicação de fotos com sua marca, os novos blogueiros fazem todo o trabalho de propaganda em troca somente de um item ou seu pacote completo, ou seja, de graça para o lojista. Uma grande quantidade de pessoas notaram que os blogueiros fotógrafos, modelos, fashionistas, ganhavam kits de itens em troca de publicarem o nome da marca em suas postagens, com isso, populares mesmo sem profissão ou conhecimento em tratamento de imagem ou criação de looks, começaram a fazer blogs e pedir parcerias a lojas com objetivo direto de barganha Post = Divulgo sua marca. Alguns desses populares acabaram por pesquisar e se aperfeiçoar em conseguir muita visualização em suas postagens e também de conseguirem postar imagens e fotos com mais qualidade.
O motivo de ter um blog não faz do blog melhor ou pior, o que importa nessa profissão é a seguinte fórmula:

 Produto bom + divulgação da marca + muitas visualizações 
= lojistas + bloggers + leitores 
= todos felizes

Gostaria de agradecer aos modelos convidados: Thi Shippe Rachell Mcdonell e a vocês leitores.

♥MiBlogger

Comentários
1 Comentários

1 comentários :

Tayga Steampunk disse...

Excelente postagem. Bastante esclarecedora.

Postar um comentário

O que você pensa sobre isso? Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões.