O tema de nosso stand de exibição no SL22B é a Evolução da mídia no SL. Para ver de anos anteriores, clique aqui.
🎥✨ A História e Evolução da Mídia no Second Life
O Second Life nasceu em 2003 como um mundo virtual 3D simples, onde os usuários criavam avatares, casas e objetos sem muitos recursos de mídia. Mas com o tempo, a plataforma evoluiu e trouxe ferramentas que transformaram completamente a experiência dos residentes.
🌐 Primeiros Passos da Mídia
No início, não existiam streams de música ou vídeo. Tudo era baseado em texturas, notecards e interações básicas. Os clubes virtuais, por exemplo, tocavam músicas locais no computador do DJ, sem transmissão online.
🎶 Chegada dos Streams de Música
Com a chegada do parcel media, os donos de terrenos passaram a poder inserir links de áudio e vídeo em suas lands. Surgiram então os primeiros DJs virtuais transmitindo ao vivo, usando softwares como SAM Broadcaster ou Virtual DJ junto de servidores Shoutcast ou Icecast.
Esses streams permitiram que clubes e festas tivessem músicas reais tocadas para todos, ao mesmo tempo, criando a sensação de baladas verdadeiras dentro do Second Life.
🎬 Vídeos e TV Virtual
Depois, veio o media-on-a-prim em Abril de 2010, recurso que permite exibir vídeos ou páginas web diretamente em objetos dentro do mundo. Permite exibir conteúdo multimídia (websites, vídeos, flash, HTML5) diretamente na superfície de uma prim, em vez de apenas na janela de media externa ou parcel media. O termo “Media On Prim” se popularizou como descrição técnica entre desenvolvedores e builders.
Impacto: revolucionou interfaces HUD, TVs, telas de instruções, navegadores interativos em prims, jogos em flash (na época) e sistemas de aprendizado dentro do SL.
Assim surgiram os primeiros cinemas virtuais, onde grupos assistem filmes juntos, e também as TVs que carregam links do YouTube ou streams ao vivo. É com essa nova tecnologia que conseguimos transmitir um telão com machinimas e conteúdos criados no Second Life em nosso stand no SL22B.
📺 Canais de TV e Programação ao Vivo
O Second Life ganhou canais como o Treet TV, que transmitia entrevistas, eventos, programas de moda, cultura e debates diretamente em estúdios virtuais. Bastava ter uma TV scriptada no terreno para assistir, no Brasil a Toxx TV com uma grade de programação que ainda está disponível no Youtube e mais canais pelo mundo a fora.
- Parcel media (2004)
- Voice (Vivox, 2007)
- Media On Prim / Shared Media (2010)
- 2018 em diante – Modern HTML5 suporte
O que será que tem ainda por vir e melhorar na parte de mídia do Second Life ? Comente e siga-nos nas redes sociais.